quinta-feira, 13 de maio de 2010

Preocupação na volta ao trabalho

Depois de um período de férias, em que me afastei de tudo, retomo às letras deste blog. E na volta uma preocupação: Estaremos entrando em uma Ditadura do Judiciário? Eu explico.

O Projeto popular, denominado "Ficha Limpa", recebeu algumas alterações na Câmara dos Deputados. A que mais me arrepia os cabelos é que pessoas condenadas em qualquer processo, em primeira instância não podem ser candidatos.

Nossa constituição, forjada à duras penas em 1988, deixa bem claro que todos somos inocentes até que se prove o contrário. Quem atua no jornalismo sabe que decisões em primeira instância podem ser alteradas em instâncias superiores. Então uma pessoa que não paga pensão alimentícia não pode se candidatar? Mesmo que os valores da pensão aina estejam sendo debatidas em uma instância superior?

Se não bastasse isso, vivemos em um país em que a corrupção é quase uma epidemia. Seria utópico imaginar que no Judiciário não há nenhum corrupto. Então, ficaria terrivelmente fácil eliminar a candidatura de um adversário político.

Sou a favor que pessoas condenadas não possam ser eleitas. Mas, deixem o processo correr seu curso normal, e se depois da última instância o sujeito for mesmo culpado, acrescente-se a pena a cassação de direitos políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário