quarta-feira, 24 de março de 2010

Marcelas Owens

Ao olhar o título desse post você deve estar se perguntando: quem diabos é Marcelas Owens? Para ajudar vou dar algumas dicas:

1. Não é nenhum tipo de celebridade
2. Não é nenhum BBB
3. Não joga em nenhum grande time de futebol
4. Não joga em nenhum pequeno time de futebol.
5. Em hipótese alguma pense que são várias garotas com o nome Marcela e vários garotos com nome Owen.

Acertou? Marcelas Owens é um garotinho negro, de 11 anos, nitidamente acima do peso e com aquelas bochechas que as tias adoram apertar. Esse moleque esteve ao lado de Barack Obama durante a assinatura da lei que criou uma política pública para a saúde nos Estados Unidos, tipo o que no subdesenvolvido aqui existe desde 1988.

O que o tal Marcelas fez para estar lá? Antes disso, vamos voltar no tempo. Se imagine criança, com 10 anos. Você começa a ver sua mãe tossir desesperadamente. As dores nas costas, na altura dos pulmões vai aumentando. Sua mãe com certeza é a principal figura feminina e a mulher que você mais ma no mundo. E você vê ela enfraquecendo, perdendo as forças. A solução? Ir ao médico.

Aqui no Brasil, mesmo sem plano de saúde ela seria atendida pelo SUS. Com certeza iríamos reclamar do atendimento, da demora, da estrutura do hospital... Mas, o atendimento viria. Mas, o Marcelas e a mãe dele moram nos EUA, o país mais desenvolvido do mundo, a terra das oportunidades. E eles, pobres e negros, não tinham um seguro saúde. O garotinho viu a mãe definhar por causa da doença até morrer.

Assim como essa família, existem 32 milhões de pessoas sem assistência médica por lá. Pessoas que se não arrumassem dinheiro para o médico morreriam por causa de doenças banais. Finalmente alguém teve coragem para peitar essa história toda.

Aí é que entra a insanidade desse mundo. Dar assistência médica aos pobres gerou polêmica por lá. Tem muita gente que é contra (de verdade mesmo, juro que não é pegadinha do Malandro). Essa turma prefere ver as pessoas morrerem do que ver o (Bicho papão malvado) Estado interferindo na vida do cidadão.

É... tem coisas que nem se esforçando muito dá para entender!

2 comentários:

  1. é o cada-um-cuida-do-seu estadunidense que, em menor ou menor grau, contamina todo o ocidente

    ResponderExcluir
  2. O problema é que vão algumas gerações pra mudar alguma coisa!

    ResponderExcluir